O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO


Olá, Sementinhas!

Antes de iniciar este artigo, eu gostaria de dizer que ao pensar sobre este Sacramento, muitas coisas me vieram à mente, sobretudo, pela importância que ele representa na vida das pessoas, pois é através dele que Deus realiza o grande projeto de amor pelo ser humano, fundamentado no ‘amor’ que se realiza na construção das famílias. Que o Senhor possa a cada dia nos abençoar e direcionar para que, se pela vontade Dele, possamos nos preparar para participar deste grande projeto.

A palavra matrimônio vem do latim mater, e significa mãe. Ou ainda matrimonium que significa mulher casada ou casamento. O fim principal do casamento é a procriação. O amor mútuo é também um fim, porém subordinado, no sentido de depender do fim principal.

Deus nos fez para a felicidade, não nascemos para viver sozinhos, mas sim com uma companhia. O Pai quando criou o homem, deu a ele uma companhia: Eva. Deus também acrescentou: "Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne" (Gn 2, 24).

Esse ato de se unir ao sexo oposto para juntos viverem em uma só carne é o próprio Sacramento do Matrimônio. Através dele nos unimos ao sexo oposto para juntos construirmos uma família. O Matrimônio é uma doação total ao outro e a Deus, onde somos chamados a construir uma família cristã. Em sua palavra o Senhor fala sobre como é bom constituir uma família: “eis um homem sozinho, sem alguém junto de si, nem filho, nem irmão; trabalha sem parar, e, não obstante, seus olhos não se fartam de riquezas. Para quem trabalho eu, privando-me de todo bem-estar? Eis uma vaidade e um trabalho ingrato." (Eclo. 4, 8)

O sacramento do Matrimônio acontece justamente como forma de Deus manifestar o seu amor por nós, dando-nos uma benção para que possamos construir a nossa família. Este é sem sombra de dúvidas o grande projeto de Deus, pois através das famílias é que direcionamos os filhos para novas vocações.

A grande prova da falta de preparo de muitos casais, nos dias de hoje, são os inúmeros casamentos que não dão certo. O divórcio é força do maligno, foi criado para separar a união que Deus criou entre dois de seus filhos.

São Paulo compara o casamento à união de Jesus Cristo com a sua Igreja: “Assim como Jesus ama a Igreja e morre por ela, os esposos amam-se e vivem um pelo outro”. (Ef. 5, 22)

Pelo Matrimônio, o casal é chamado a viver seu sacramento para outros. Pela sua óbvia intimidade, um casal que se ama influencia as vidas de outras pessoas com ‘algo especial’ – o amor de Cristo em nosso meio. Eles revelam o amor de Deus e tornam-no difuso – para seus filhos e para todos os que entram em contato com eles.

No Matrimônio, marido e mulher são chamados a amar um ao outro de um modo muito prático: atendendo um ao outro nas suas necessidades mais pessoais; esforçando-se seriamente por comunicar um ao outro seus pensamentos e sentimentos pessoais, de tal forma que sua união continue sempre viva e em crescimento. Como afirma o Vaticano: "Este amor se exprime e se realiza de maneira singular pelo ato próprio do matrimônio" (Gaudium et Spes, n.º 49).

O casal não vive uma vida de amor porque por sorte eles se entendem: fazem-no consciente e deliberadamente, porque é esta a sua vocação e porque o Matrimônio é, na expressão de São Paulo, "um grande mistério... em referência a Cristo e à Igreja" (Ef 5, 32).

"O Matrimônio é o amor. Ninguém consegue viver sem a presença e a amizade de outras pessoas. Ninguém está sozinho. No casamento, essa amizade é repartida entre o marido e a mulher: é repartida entre o casal e os filhos, e com a comunidade onde vivem. O mais difícil do amor é permanecer firme nele. Só Deus mesmo é capaz de ser, sem defeito, fiel e amoroso. Quando o casal é fiel no amor, é um grande sinal de Deus. Deus está presente no amor do casal. Quem acredita nisso pode casar na Igreja".

Grande abraço a todos,

Klênia Pereira

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN