A Fé e a Razão

Muito bom dia, meus amigos!!

É uma alegria muito grande estar aqui novamente com vocês, alimentando da Palavra que sai da boca de Deus!

Maravilhosa a passagem de hoje, concordam?

Lembro-me bem de quando estava dando os primeiros passos na Renovação Carismática, indo aos encontros que eram realizados no Serra Dourada. No primeiro deles conheci uma certa música, composta por um jovem chamado Cleidimar (que anos depois se tornaria padre) que falava justamente da passagem de hoje:
"O Senhor confiou, colocou sua Palavra em nossas mãos...
Muitos desejaram ver o que nós vemos e não viram...
Bem aventurada essa geração
Deus nos escolheu como servos seus
Bem aventurada essa geração
Ele nos deixou palavras de salvação..."

Realmente muitas pessoas desejaram ver o que temos visto, sentir o que temos sentido, experimentar e viver tudo o que tem acontecido em nossas vidas e que, infelizmente, a busca desenfreada da razão não deixa.

A fé e a razão devem ser dois remos usados para nos movimentarmos eficazmente no mar da vida. Se usarmos apenas um dos remos nosso barco ficará dando voltas e não ganhará distância. Muitas vezes acontece de pessoas quererem apenas um dos remos e o resultado é desastroso: ou ficam extremamente fanáticos, ou completamente céticos. E, tanto um extremo, quanto o outro são profundamente perigosos para a vida espiritual de uma pessoa.

Aqueles que são mansos e humildes de coração, a exemplo de Jesus, que exercitam e alimentam diariamente suas vidas espirituais e que vivem as bem aventuranças demonstradas no capítulo 5 do Evangelho de Mateus, geralmente são testemunhas de experiências maravilhosas! Quem já passou por uma oração de cura interior profunda; quem já viveu a efusão do Espírito Santo; quem já profetizou; quem já orou pelas pessoas, impondo-lhes as mãos e tais pessoas serem curadas de doenças físicas ou espirituais; quem já experimentou o próprio Senhor guiando seus passos em suas orações pessoais sabe bem do que estou falando! Nenhuma experiência do "mundo normal" é tão saborosa quanto essas!

Infelizmente existem muitas pessoas que, mesmo depois de terem experimentado e provado do Senhor, buscam explicações exageradas para coisas que não precisam ser explicadas e acabam perdendo o elo de ligação. E isso não é por acaso, repare e reflita as próprias palavras de Jesus:

Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.
Lc 10,21

Isso significa que, quanto mais ficarmos procurando explicações para determinados tipos de experiência, mais difícil será experimentarmos profundamente os prodígios de Deus. Vivi algo semelhante entre 2001 e 2004, quando tive uma crise espiritual profunda. Eu não poderia me dar ao luxo de duvidar da existência de Deus, como acontece com várias pessoas que passam por tal experiência, devido a experiências concretas que vivi com Ele. Porém, a minha desconfiança das pessoas que dirigem os movimentos da igreja me fez buscar explicações demais sobre vários pontos. Então passei a questionar tudo e analisar cada acontecimento, cada passo. E o cetismo passou a guiar meus passos espirituais.

Perdi a simplicidade e pureza de coração e, consequentemente, cortei o canal que me fazia viver experiências profundas de oração. O tratamento para me recuperar disso foi demorado, mas graças a Deus hoje sinto que minha fé é mais madura, mais forte que outrora. Por isso, sempre que encontro alguém que está passando por tais crises espirituais, apenas as encorajo dizendo que foi um dos momentos mais difíceis que vivi, mas que me trouxe maturidade quando superei o momento.

O ideal é você viver um equilíbrio. Nunca podemos nos esquecer de que nossa inteligência é dom de Deus!

Que o Espírito Santo seja sempre o nosso guia, mesmo nos momentos em que a razão quiser ofuscar nossa fé.

Deus nos abençoe cada vez mais!

Márcio Gomes Pacheco

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Anônimo disse...

Muito boa a reflexão, meu anjo... Só fico preocupada com certas interpretações que as pessoas possam ter... Mas deixemos que o Espírito Santo cuide disso e ilumine as mentes para que todos entendam à luz do amor profundo de Deus por nós...

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN